COMPETIÇÕES

Confira algumas das principais olimpíadas de matemática nacionais e internacionais.

A Olimpíada Brasileira de Matemática é uma competição para estudantes de instituições públicas e privadas de todo país para alunos do Ensino Fundamental, Médio e até Universitário. Desde 2017, a OBM mudou seu formato e hoje em dia é realizada em uma fase única com participantes convidados, estes são selecionados com base no seu desempenho em Olimpíadas Regionais, na OBMEP e na OBM do ano anterior.
Dentro os principais objetivos da OBM, estão entre eles contribuir com a melhoria do Ensino da Matemática no país e descobrir jovens matemáticos talentosos, além de selecionar os estudantes que representarão o Brasil em Competições Internacionais de Matemática.

Considerada uma das maiores competições acadêmicas do país, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto de âmbito nacional que é voltado para escola públicas e, desde 2017, para escolas privadas com o objetivo de estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.
Além de serem premiados com medalhas ou menções honrosas, os 300 alunos com os melhores desempenhos na competição são convidados para realizarem a fase única da OBM e os medalhistas de escolas públicas têm a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior.

A European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO), ou, em português, Olimpíada Europeia de Matemática para Garotas, é uma competição internacional que acontece desde 2012 que segue o mesmo estilo da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). Apesar da competição acontecer na Europa, diversos outros países não europeus, como o Brasil, também participam.
O principal objetivo da EGMO é incentivar cada vez mais meninas de todo mundo a estudarem matemática avançada e trazer mais representatividade dentro do mundo Olímpico, visto que na IMO, por exemplo, menos de 10% dos participantes são mulheres.

Pan American Girls’ Mathematical Olympiad (PAGMO)

Com sua 1ª edição em 2021, a Pan American Girls’ Mathematical Olympiad (PAGMO), ou, em português, Olimpíada Pan-Americana de Matemática para Garotas, é uma competição internacional inspirada na Olimpíada Europeia de Matemática para Garotas(EGMO) que também tem o objetivo de aumentar a representatividade feminina em Olimpíadas de Matemática.
Os times com até quatro meninas de países do continente Americano terão dois dias de prova, com 3 problemas de matemática em cada dia durante 4h30min.