2ª edição do Torneio Meninas na Matemática

Estamos de volta! A 2ª edição do Torneio Meninas na Matemática (TM²) está confirmada para ocorrer em 2021. Devido aos cuidados sanitários, por causa da pandemia da COVID-19, a competição ocorrerá em formato virtual e contará com duas fases. As inscrições estarão abertas a todas as alunas matriculadas no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II e todos os anos do Ensino Médio, durante o período de 4 a 23 de agosto. Para mais informações, consulte o Regulamento e o Calendário da competição. 

 

Níveis de Participação 

Nível A: estudantes matriculadas no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II em 2021.

Nível B: estudantes matriculadas em qualquer ano do Ensino Médio em 2021.

 

Fases

Primeira Fase: 25 questões de múltipla escolha, no dia 9 de setembro de 2021.

Segunda Fase: 4 questões discursivas, no dia 11 de novembro de 2021.

 

Premiação

Como parte da premiação serão oferecidos prêmios chamados de medalhas de ouro, prata e bronze além de certificados de menção honrosa.

 

Sobre o TM²

O torneio é uma olimpíada feminina, criada em 2019, inspirada na European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO), que tem como objetivos principais: incentivar a participação feminina em olimpíadas científicas, com foco na matemática; aumentar a representatividade feminina em competições nacionais e internacionais, além de promover a maior participação de alunas em treinamentos olímpicos; criar um espaço de olimpíada em que as alunas brasileiras possam competir e ser premiadas de forma igualitária, desenvolvendo a confiança em seus potenciais para as demais olimpíadas, testes de seleção e desafios estudantis; descobrir jovens meninas com talento matemático e apresentá-las ao ambiente de ensino e pesquisa de alto nível de modo a  incentivá-las no âmbito da formação acadêmica; e selecionar as estudantes que representarão o Brasil em competições internacionais femininas de Matemática a partir do seu desempenho nas olimpíadas nacionais TM² e OBM.