Confira a escalação da equipe olímpica feminina que competirá na EGMO

Foi divulgada a equipe olímpica que competirá na European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO) de 2020, torneio voltado para estimular a participação feminina na matemática. A competição, que está na sua nona edição, ocorrerá este ano em Egmond, na Holanda, entre os dias 15 e 21 de abril próximo. São esperadas candidatas de pelo menos 50 países.

 

O time brasileiro está integrado pelas estudantes: Carolina Moura Valle Costa, de Itú (SP); Ana Beatriz Cavalcante Pires de Castro Studart, de Fortaleza (CE); Maria Clara de Lacerda Werneck, do Rio de Janeiro (RJ), e Letícia Barbieri Stroeh, de Campinas (SP). As quatro jovens tiveram ótimos resultados em 2019 com premiações na 41ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e no 1º Torneio Meninas na Matemática (TM²), sendo selecionadas por meio de uma prova seletiva realizada durante a 23ª Semana Olímpica. O time é liderado pelas professoras Ana Karoline Carneiro, do Rio de Janeiro (RJ) e Kellem Correa Santos, de Brasília (DF).

Ana Beatriz, Carolina, Letícia e Maria Clara.

 

Brasil na EGMO

Em 2017, foi a primeira vez que uma equipe do Brasil participou do certame, que existe há 9 anos. No ano passado, o país conquistou uma medalha de ouro e duas de bronze.

A participação da equipe olímpica brasileira no evento é possível graças à organização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e ao apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e dos colégios Etapa (SP); Farias Brito (CE) e Escola Eleva (RJ).

Saiba mais na página oficial da EGMO 2020

 

Leia também

Medalhistas da OBM e do TM² participam de premiação