Conheça o 1º Torneio Meninas na Matemática (TM²)

O Torneio Meninas na Matemática (TM²) é uma competição dirigida exclusivamente para participantes do sexo feminino. Não há inscrições individuais ou de escolas no torneio.

De acordo com o regulamento, a seleção das alunas convidadas será feita com base no bom desempenho das estudantes na 40ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), na 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e na seleção feita diretamente pelos coordenadores regionais do torneio.

As alunas que receberem o convite, a ser enviado via email em 26 de agosto, deverão confirmar a participação até as 23h59 do dia 31 de agosto. Não haverá extensão do prazo.

Níveis de participação
São dois níveis de participação, de acordo com a escolaridade das estudantes em 2019:

Nível 2: participantes matriculadas no 8º ou no 9º ano do Ensino Fundamental.
Nível 3: participantes matriculadas em qualquer ano do Ensino Médio.

Provas
A prova da fase única será realizada na quinta-feira, 17 de outubro às 14h00 (horário oficial de Brasília), nos locais de aplicação determinados por cada coordenação regional. As alunas terão 4 horas e 30 minutos para resolver cinco questões discursivas. A previsão é de que os resultados finais sejam divulgados em dezembro.

Premiação
Como parte da premiação serão oferecidas medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados de menção honrosa.

Sobre o TM²
O torneio tem como objetivos principais: incentivar a participação feminina em olimpíadas científicas, com foco na matemática; aumentar a representatividade feminina em competições nacionais e internacionais, além de promover a maior participação de alunas em treinamentos olímpicos e servir como primeiro teste de seleção das quatro alunas que representarão o Brasil na European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO).

Para mais informações, consulte o regulamento do torneio.