EGMO 2024: Está definido o time brasileiro

Após dois testes seletivos, a equipe brasileira que representará o país na European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO) 2024 na Geórgia, está oficialmente definida. O último teste foi aplicado em 20 de janeiro, na modalidade remota, contando com a participação de 35 alunas classificadas, que ao final do teste contaram com a presença de 31 alunas.

A classificação:

As quatro primeiras colocadas no processo seletivo são as convocadas para compor o time, sendo a aluna da 5ª posição a suplente do time, seguindo as orientações do Regulamento de Seleção das Equipes Brasileiras para Competições Internacionais de Matemática da AOBM. O time terá o BTG Pactual como patrocinador oficial da delegação brasileira nesta competição internacional.

As quatro integrantes selecionadas para competir na EGMO 2024 são: Bilhana Plamenova Kochloukova (SP), Isabela Ruthner Dorn (MT), Luiza Akemi Bidoia de Freitas (SP) e Maria Clara Fontes Silva (SE).

Suplente: Alice Ella Schneider (MG).

Pontuação nos testes:

Nome Teste 1Teste 2Total
Bilhana Plamenova Kochloukova182745
Isabela Ruthner Dorn271643
Luiza Akemi Bidoia de Freitas161430
Maria Clara Fontes Silva171027

 

Além das competidoras, a equipe conta com uma líder e uma vice-líder que garantem o apoio técnico e logístico das competidoras durante todo o processo para a competição. As líderes do time brasileiro para a EGMO 2024 são: 

Líder: Maria Clara Werneck (Rio de Janeiro – RJ) e Vice-líder: Vitória Aparecida Santos Ferreira (Campinas – SP).

 

Equipe brasileira da EGMO 2024

 

Sobre a EGMO 2024: 

A European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO) é uma competição anual e segue um formato similar à International Mathematical Olympiad (IMO). A competição vai acontecer na Geórgia, país que fica na interseção da Europa com a Ásia, e vai receber delegações de 57 países. A Olimpíada acontece entre 11 e 17 de abril.

A comissão do Torneio Meninas na Matemática e a Associação Olimpíada Brasileira de Matemática desejam à equipe brasileira uma ótima competição com grandes resultados.