Meninas Olímpicas passam por treinamento para competições internacionais de matemática

As equipes que representam o Brasil em competições internacionais de matemática começaram nessa segunda–feira (20), o treinamento intensivo para as provas desse ano. A presença feminina é um marco importante no treinamento que é realizado pela Associação da Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) junto ao patrocínio da Giant Steps Capital.

Se encontram na cidade de São Paulo (SP), até o dia de 1 de julho, as equipes que devem competir nas cinco principais competições de matemática do mundo. Os times da Olimpíada de matemática Cone Sul, Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OMCPLP), Pan-american Girls’ Mathematical Olympiad (Pagmo), Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) e a Olimpíada Ibero-americana de Matemática.

 

Endy Okamura Miyashita, estudante de Fortaleza (CE), participa pela 3ª vez de um treinamento para competir pelas internacionais de matemática e conta a experiência de mais um treinamento.

 

“Já participei no ano passado do treinamento da Cone Sul e o desse ano para a EGMO, mas esse está sendo diferente, pois diferente dos outros treinamentos que aconteceram na minha cidade, nesse eu estou viajando para outro lugar que não conhecia e que está sendo muito bom conhecer também”, afirma Endy.

 

A medalhista conta ainda que além das boas oportunidades com o treinamento, ela guarda grandes expectativas em relação ao aprendizado. “Minhas expectativas são basicamente as mesmas dos treinamentos passados. Ter aulas com professores de todo o país que são muito bons, conhecer o estilo de aula de cada um deles e tentar aprender o máximo o possível com as aulas”, declara.

 

Endy falou também sobre a importância de ir aos treinamentos e ter cada vez mais a companhia de outras meninas entre os participantes dos times que vão para as internacionais.

 

“Eu acho muito legal ver que tem mais meninas em cada edição nova e que isso está se tornando comum em meio as equipes, já que antes era muito mais possível de você ser a única menina na sala de treinamento. Hoje em dia tenho a companhia de outras meninas e até ficamos juntas nas aulas, parece que acaba criando uma força maior para a gente, a companhia uma das outras”, afirma.

 

O grupo completo do treinamento para as competições internacionais de matemática soma mais de 30 alunos, que conta com meninos e meninas.

 

FIQUE POR DENTRO DO TREINAMENTO:

Para ficar mais informado sobre o treinamento e os times que representam nosso pais, acesse www.obm.org.br

LEIA MAIS:

Equipe que representará o Brasil na PAGMO de 2022 já está definida

Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Torneio Meninas na Matemática