PAGMO 2021: Confira como participar do processo seletivo!

Em 2021, ocorrerá a 1ª edição da Pan American Girls’ Mathematical Olympiad (PAGMO), ou, em português, Olimpíada Pan-Americana de Matemática para Garotas. Inspirada na European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO) e seguindo o mesmo modelo da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), serão dois dias de prova, cada um com três problemas e 4h30 de duração.

Dos dias 02 a 09 de outubro, participarão desta competição times com até quatro meninas de países da Pan-América, além de uma líder e uma vice-líder de cada país. Devido à pandemia, essa edição será em caráter virtual.

O Brasil já confirmou participação na competição, desse modo, será realizado um processo seletivo para escalação da nossa equipe durante o mês de agosto.

Critérios de participação para a seletiva brasileira da PAGMO 2021
 

1. Ser aluna do sexo feminino que não concluirá seu Ensino Médio/Técnico antes de 01 dezembro de 2022 e não completará 17 anos antes de 01 de outubro de 2021.
2. Ter recebido o certificado de Aluna Destaque pelo seu desempenho na OBM 2020 OU ter se classificado para o TOP22 da seletiva brasileira da EGMO 2021.

 
As alunas que se encaixam nos critérios acima deverão preencher este formulário de confirmação de participação até o dia 15 de julho. Para as estudantes que estão dentro do primeiro critério, mas não se encaixem no último critério poderão solicitar participação por meio deste outro formulário também até o dia 15 de julho.

A lista com os nomes de todas as confirmadas para realização do 1° teste do processo seletivo será divulgada no dia 20 de julho. A seletiva será composta por dois testes realizados virtualmente, o 1° teste acontecerá dia 2 de agosto e as 20 meninas com as melhores pontuações nesse teste serão convidadas para o 2° teste de seleção, que ocorrerá no dia 30 de agosto.

Ao fim, serão selecionadas as quatro meninas melhores classificadas, com cada teste valendo 50% da nota final, sem normalização. Critérios não comentados aqui seguirão o padrão da seleção de estudantes para olimpíadas internacionais, disponível no site da OBM

Leia também:
Conheça as 24 alunas destaque na OBM 2020!
Processo seletivo EGMO 2021: confira a lista das 22 alunas convocadas a participar do segundo teste e os enunciados e soluções do primeiro teste
Confira os materiais do Treinamento EGMO 2021