Prata e bronze: veja o resultado do Brasil na EGMO 2020

A equipe olímpica feminina de matemática conquistou quatro medalhas na 9th European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO) de 2020. A competição, que foi realizada excepcionalmente este ano de forma virtual devido à pandemia do novo coronavírus, contou com a participação de 204 estudantes de 53 países. O evento terminou nesta terça-feira (21).

As medalhas de prata foram conquistadas por Maria Clara de Lacerda Werneck, 18 anos, do Rio de Janeiro (RJ). Ela obteve 25 dos 42 pontos possíveis, ficando com a melhor colocação individual do time brasileiro (20º lugar) e Ana Beatriz Cavalcante Pires de Castro Studart, 18 anos, de Fortaleza (CE), com 19 pontos (50ª lugar). As medalhas de bronze ficaram com Carolina Moura Valle Costa, 15 anos, de Itú (SP), 16 pontos e Letícia Barbieri Stroeh, 16 anos, de Campinas (SP) com 11 pontos, ficando classificadas no 68º e 105º lugar, respectivamente.

Equipe brasileira da EGMO 2020

 

Graças aos pontos conquistados pela equipe, o Brasil terminou em 15º lugar no quadro geral por países. Esta é a quarta participação de uma equipe nacional na disputa, que existe há 9 anos. Na competição, o país soma até hoje, uma medalha de ouro, quatro de prata, oito de bronze e uma menção honrosa.

Confira todos os resultados

A equipe olímpica brasileira foi liderada pelas professoras Ana Karoline Carneiro (RJ) e Kellem Correa Santos (DF).

Confira os enunciados das provas aqui.

Fonte: Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM)