PRIMEIRO DIA DE LIVE DO TM² COM A SBM REVELA COMO O PROJETO NASCEU

Um pouco após realizar a segunda edição do Torneio Meninas na Matemática (TM²) e bem perto que anunciar as alunas premiadas na atual edição, o TM² em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), realiza 2 dias de live, 17 e 18 de Janeiro, através dos canais do Youtube da SBM e da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

As lives tem por objetivo conectar e divulgar em maior proporção o projeto que deseja incentivar meninas na matemática a se tornarem mulheres que se reconhecem como potencial na área.

 

MESA REDONDA

A live do dia 17 começou com uma saudação do presidente da SBM, Paolo Piccione, parabenizando a realização do encontro online e revelando contentamento ao ver que a área cresce com bons projetos. “Faz alguns anos que o tema do gênero e matemática é um tema prioritário dentro da diretoria da SBM. Então nós da sociedade vemos com bons olhos essas iniciativas que tem por objetivo revelar a potencialidade existente das mulheres na matemática.” afirma Paolo Piccione.

A mesa redonda foi mediada pela vice-presidente da SBM e membra do Comitê Gestor do TM², Jaqueline Godoy Mesquita. A Coordenadora do Comitê Gestor do TM², Ana Karoline Borges, esteve presente contando todo o processo de criação do Torneio e como ele tem impactado e alcançado maior número de meninas para potencializá-las na matemática através das olimpíadas.

Contribuindo também para revelar a história por trás da TM², estavam presentes na mesa uma das maiores inspiradoras em olimpíadas de matemática no Brasil, a ex-olímpica e primeira menina a representar o Brasil na International Mathematical Olympiad (IMO), Larissa de Lima. Também tivemos a presença da ex-olímpica e membra da Comissão Gestora da TM², Maria Clara Werneck. Para fechar a mesa, esteve presente a medalhista da OBM, TM² e PAGMO, Fabricia Cardoso.

 

INSPIRAÇÃO E SUPERAÇÃO

A mesa redonda teve muita história em volta de como essas mulheres fizeram tantos feitos na matemática olímpica, revelando seus desafios e técnicas para chegar em seus feitos.
Foi falado sobre incentivo, inspiração, mentalidade, pressão e motivação.

Para conferir toda a live, basta acessar o link do canal do youtube da SBM, a live completa está salva lá.

LIVE – Torneio Meninas na Matemática

LEIA MAIS: 

SBM promoverá lives sobre o TM² e que vai anunciar as medalhistas da 2ª edição do Torneio

AOBM oferece vagas para Iniciação Científica Júnior (ICJ)