Anunciada a equipe que representará o Brasil na PAGMO 2021

O time brasileiro para a primeira edição da Pan-American Girls’ Mathematical Olympiad (PAGMO) já está formado! A competição será realizada pela primeira vez em 2021, nos dias 03 a 09 de outubro. As provas e atividades acontecerão de modo virtual, em decorrência da pandemia de COVID-19. 

A PAGMO 2021 possui como países organizadores Brasil, Chile, Equador, Espanha e México. O torneio é inspirado na European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO) e segue o mesmo modelo da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), com dois dias de prova, cada um com três problemas e 4h30 de duração.

O time brasileiro é composto por Andrea Quintanilla Torrez, de Joinville (SC); Bilhana Plamenova Kochloukova, de Campinas (SP); Carolina Mallmann, de Porto Alegre (RS), e Fabrícia Cardoso Marques, de Fortaleza (CE). 

As estudantes serão lideradas por Maria Clara Werneck, do Rio de Janeiro (RJ), e Luiza Clara Pacheco, de Fortaleza (CE).

Como divulgado previamente, o processo seletivo foi composto por dois testes: o primeiro no dia 02 de agosto e o segundo no dia 30 de agosto, cada um com quatro (4) questões com pontuação máxima de dez (10) pontos. Cada teste correspondeu a 50% da nota final das alunas, que foram então ranqueadas, e assim selecionaram-se as quatro (4) melhores classificadas. Enfatizamos ainda que todas as regras do processo seletivo constam no Regulamento de Seleção das Equipes Brasileiras para Competições Internacionais.

Caso alguma estudante que participou do processo seletivo queira ter acesso a sua nota e posição, bem como alguma das alunas acima citadas deseje ter acesso a suas pontuações por problema, a mesma poderá entrar em contato pelo e-mail [email protected] e realizar a solicitação. 

Confira também os enunciados do primeiro e segundo testes:

Primeiro Teste | Enunciados

Segundo Teste | Enunciados

Agradecemos a participação e parabenizamos as 27 participantes do processo seletivo de 2021, bem como as quatro representantes selecionadas.

Desejamos uma ótima competição para a equipe brasileira!