1º Torneio Meninas na Matemática: Confira as dicas para a prova

Confira algumas dicas e instruções para o dia da prova do 1º Torneio Meninas na Matemática (TM²).

Data

A prova será realizada dia 17 de outubro (quinta-feira) às 14h00 horas (horário de Brasília).

Níveis de participação

Nível 2: Estudantes matriculadas no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental em 2019.

Nível 3: Estudantes matriculadas em qualquer ano do Ensino Médio em 2019.

Locais de prova

Os coordenadores regionais do TM² determinaram locais de aplicação onde as provas serão realizadas. As estudantes devem dirigir-se ao local de aplicação que consta no recibo da sua confirmação de participação. Por favor, verifique seu recibo entrando na área restrita com o login e senha recebidos.

Recomendamos às estudantes visitar o local com antecedência e calcular quanto tempo é necessário para chegar até lá.

Horário

As provas serão aplicadas às 14h00 (horário de Brasília). Não haverá mudança de horário.

Evite situações de estresse. É recomendado às estudantes chegar aos locais de prova pelo menos 30 minutos antes do início da prova.

Duração da prova

A duração da prova é de 4 horas e 30 minutos. Não há tempo mínimo.

Documentos necessários

No dia de prova é obrigatória a apresentação de um documento de identificação, original, legível, com foto e CPF. Alunas que não possuam CPF poderão indicar o número do documento do responsável legal (pai ou mãe).

O que levar no dia da prova

As estudantes devem se apresentar portando régua, compasso e caneta(s) esferográfica(s) na(s) cor(es) preta ou azul. O ideal é que a estudante leve mais de uma caneta esferográfica e teste todas antes da prova.

Itens não permitidos

A estudante não deverá levar nenhum dos seguintes itens: transferidor, régua de cálculo, calculadoras, aparelhos ou dispositivos eletrônicos, tablets, agendas eletrônicas ou similares, fones de ouvido, relógio (qualquer tipo), transmissores, gravadores, anotações, cadernos, livros ou similares, óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, gorro ou similares). Telefones celulares deverão permanecer guardados e obrigatoriamente desligados durante a prova. O desrespeito a esta regra resultará na desclassificação da estudante.

Alimentos

Lanches e água podem ser levados no dia de prova. Recomenda-se levar alimentos de fácil manuseio, como biscoitos, chocolate e barras de cereal. Não é bom exagerar na quantidade, já que o excesso pode fazer com que você se desconcentre.

O que deve fazer durante a prova

As estudantes devem preencher a ficha com seus dados e verificar que a prova esteja completa. Antes de começar a responder as questões, as estudantes devem certificar-se de que não esteja faltando nenhuma pergunta ou se existe qualquer defeito gráfico que dificulte a leitura. Os dados pessoais devem ser registrados na ficha de inscrição.

Todas as provas serão digitalizadas para correção, por este motivo, é importante que cada problema seja resolvido no caderno de respostas correspondente, com caneta esferográfica azul ou preta, e que a estudante identifique todas as folhas com os dados solicitados.

Todo o material deverá ser entregue ao término da prova.

O que não é permitido durante a prova

As estudantes devem manter os princípios de honra olímpica. Atitudes como tentar copiar as respostas de outra candidata ou utilizar material externo como anotações ou aparelhos eletrônicos podem desclassificar o estudante.

As participantes não poderão comunicar-se com outras candidatas durante a prova.

Não é permitido tirar “selfie” dentro da sala de provas ou ainda fotografias do exame.

Ao participar, as alunas se comprometem a NÃO divulgar o conteúdo das questões, assim como as soluções, por qualquer meio de comunicação oral, visual, escrito ou eletrônico, até a publicação das provas no site do TM².

Correção das provas

As provas serão corrigidas por uma banca de professores selecionados pela Coordenação Acadêmica do Torneio.

Divulgação de notas

As notas das estudantes serão divulgadas no site do TM² (www.tm2.org.br) dia 6 de dezembro de 2019. Haverá recebimento de pedidos de revisão de notas, por meio de formulário online, disponível no site do TM², apenas no dia 6 de dezembro de 2019 até as 18h00 (horário de Brasília). Não haverá extensão do prazo de revisão de notas.

Divulgação da lista de premiadas

A divulgação das estudantes premiadas no 1º Torneio Meninas na Matemática (TM²) está prevista para o dia 11 de dezembro de 2019 no site do TM².

 

Leia também: 

Divulgados os locais de prova da fase única

Divulgada a lista de estudantes confirmadas para a prova da fase única

Confira a lista de alunas selecionadas para a fase única do 1º Torneio Meninas na Matemática (TM²)

Conheça o 1º Torneio Meninas na Matemática (TM²)

Consulte o regulamento do 1º Torneio Meninas na Matemática (TM²)